English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 4 (2008)

open journal systems


Dor pós-operatória em dentes com infecções

Carlos ESTRELA
Orlando Aguirre GUEDES
Aldo BRUGNERA JUNIOR
Cyntia Rodrigues de Araújo ESTRELA
Jesus Djalma PÉCORA



Resumo

Objetivo: Analisar a presença de dor após o tratamento endodôntico em dentes com infecções primárias, por meio de revisão sistemática.
Método: Realizou-se pesquisa em fontes de catalogação bibliográfica identificadas eletronicamente por MEDLINE, a partir de 1966 até 23 de fevereiro de 2007. Como estratégia de busca, utilizaram-se os seguintes termos: endodontic(s) and pulpal pain, endodontic(s) and periapical pain, endodontic(s) and symptom, endodontic(s) and flare-ups, endodontic(s) pain and post-treatment e endodontic(s) and interappointment/interappointment.
Resultados: Foram encontrados 351 artigos. Destes, 6 envolviam estudos epidemiológicos, 16 revisões de literatura e 55 casos clínicos. Sobre dor relacionada ao limite apical foram encontrados 10 artigos; a soluções irrigantes, 12 artigos; a medicação intracanal, 29 artigos; a obturação do canal radicular, 9 artigos; ao número de sessões, 24 artigos. Do total de estudos analisados, 9 satisfizeram aos critérios de inclusão.
Conclusão: A estimativa de sucesso clínico a partir dos trabalhos avaliados evidencia que o processo de sanificação e o apropriado emprego de medicamentos intracanal conduzem a elevada taxa de ausência de dor pós-operatória em infecções endodônticas primárias.

Termos de indexação: dor; periodontite periapical; odontalgia; infecção.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637