English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 55, N° 4 (2007)

open journal systems


Afastamento gengival: uma visão atual dos especialistas em prótese dentária

Carlos Gramani GUEDES
Carlos Eduardo Palhares MACHADO



Resumo

Objetivos: O presente estudo teve por finalidade, traçar o perfil dos cirurgiões dentistas especialistas em Prótese Dentária do Distrito Federal no que se refere à manipulação dos tecidos gengivais em Prótese Fixa, buscando a compreensão dos dados obtidos na população estudada.
Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, de caráter analítico e descritivo, cuja metodologia consistiu no envio, via correio, de questionários a todos os dentistas especialistas em Prótese Dentária do Distrito Federal, no período de junho/2006 a agosto/2006.
Resultados: Dos 300 questionários enviados, 115 (38,3%) foram devolvidos devidamente respondidos. Com base no tamanho da amostra (n=115) e no nível de significância escolhido (p<0,05), o erro da pesquisa foi definido em 7%. Para análise estatística, utilizou-se o método Qui-Quadrado e Exato de Fisher.
Conclusão: A partir dos resultados obtidos, pôde-se concluir que: (1) os principais métodos de afastamento utilizados foram o mecânico e mecânico-químico; (2) embora a diferença não seja estatisticamente significante, houve maior número de respostas positivas para utilização da técnica mecânico-quimica; (3) os métodos adotados nos cursos de especialização influenciaram positivamente os dentistas na escolha do método de afastamento; (4) o domínio de apenas uma das técnicas não foi considerado suficiente para resolução de todos os casos clínicos; (5) o principal requisito levado em conta para seleção da técnica de afastamento gengival foi o biológico, associado à previsibilidade dos resultados clínicos e; (6) o conhecimento dos especialistas em Prótese Dentária do Distrito Federal foi considerado satisfatório à luz dos achados da literatura científica.
Termos de indexação: técnica de moldagem odontológica; gengiva; prótese dentária.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637