English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 55, N° 4 (2007)

open journal systems


Prevalência de má oclusão em escolares da rede estadual do município de Manaus - AM - Brasil

Maria Eliana Cruz de ALMEIDA
Mário VEDOVELLO FILHO
Silvia Amélia VEDOVELLO
Adriana LUCATTO
Aline Tralde Torrezan



Resumo

Objetivos: Determinar a prevalência da oclusão normal e da má oclusão em escolares de 7 a 11 anos, de ambos os gêneros, na rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas; e estudar possíveis diferenças existentes entre os gêneros, obtendo assim, dados que possam servir de orientação a programas de saúdes dentárias.
Métodos: Realizou-se levantamento das escolas públicas estaduais e o número de alunos que albergam. De cada zona administrativa de Manaus foi selecionada uma escola com oferecimento de educação até a 4ª série do ensino fundamental e com características semelhantes entre si em relação ao número de alunos. Foram examinados 957 escolares, independente de gênero e etnia, advindos de seis Escolas da Rede Estadual, com idade entre 7 a 11 anos.
Resultados: Os dados obtidos mostraram que dos 957 escolares, 630 eram portadores de má oclusão, resultando numa prevalência de, aproximadamente, 66%, sendo que para portadores de oclusão normal, esta prevalência foi de 34%. Não houve diferença significativa entre os dois gêneros quanto à má oclusão.
Conclusão: Fica evidente o elevado índice de má-oclusão na faixa etária estudada, o que denota a importância da adoção de medidas estratégicas de combate a esse problema. A criação de um programa de conscientização da população, e a realização de medidas interceptativas para a prevenção de oclusopatias, é sugerida para assegurar a superação deste problema de saúde pública.
Termos de Indexação: prevalência; oclusão dentária; má oclusão; estudantes.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637