English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 1 (2008)

open journal systems


Análise da limpeza dentinária em canais radiculares preparados com um sistema rotatório e diferentes substâncias químicas

Patrícia Guerreiro MONTEIRO
Antônio Carlos BOMBANA
Marcelo dos SANTOS
Rocio Anahi ZARAGOZA



Resumo

Objetivos: Avaliar, com auxílio de microscópio eletrônico de varredura e leituras computadorizadas, a limpeza da superfície dentinária radicular - terços cervical, médio e apical - em canais radiculares de incisivos inferiores humanos, preparados pelo sistema rotatório K3√ENDO e diferentes substâncias químicas.
Métodos: Entre elas o hipoclorito de sódio a 2,5%, (pH 11,0), do creme de Endo PTC reagindo com hipoclorito de sódio 0,5% (pH 11,0), empregando-se essa em duas diferentes consistências; sua consistência normal (Endo PTC-N) e uma de menor densidade (Endo-PTC-L); e de um gel de clorexidina (Endogel®). Concluída essa fase, os grupos receberam irrigação-aspiração com soluções de hipoclorito de sódio a 0,5%, (pH 11,0) e de EDTA-T a 17%, exceto o grupo do Endogel®, que recebeu dois regimes de irrigação, em um, irrigaçãoaspiração final com 20mL de soro fisiológico e em outro irrigação com EDTA-T. As amostras foram então preparadas para microscopia eletrônica de varredura e suas imagens analisadas pelo programa Scion Image.
Resultados: Os resultados revelaram diferença estatisticamente significante, sendo que o grupo do Endo-PTC-L se mostrou superior aos demais no terço médio e apical e o grupo do Endogel com irrigação de EDTA-T apenas no terço médio, não havendo diferença estatística entre eles.
Conclusão: Concluiu-se que substâncias veiculadas em polietilenoglicol e em menor viscosidade ofereceram melhor padrão de limpeza.
Termos de indexação: cavidade da polpa dentária; tratamento do canal radicular; microscopia eletrônica de varredura.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637