English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 3 (2008)

open journal systems


Avaliação da superfície dentinária com o microscópio clínico após remoção de retentor intra-radicular utilizando o ultra-som

Moacyr BENASSI
Rosa Maria FREIRE
MaryCaroline Skelton MACEDO
Rielson José Alves CARDOSO



Resumo

Objetivo: Avaliar o tempo despendido e possíveis linhas de fissura, trincas e outros danos causados na superfície dentinária ao redor do retentor intra-radicular submetido à vibração ultra-sônica para a sua remoção, utilizando o microscópio clínico.
Métodos: Foram utilizadas 15 raízes de incisivos centrais inferiores bovinos, portadoras de retentores intra-radiculares Flexi-Post nº 3 cimentados com o cimento resinoso RelyX CRA® e incluídas em um alvéolo artificial, envoltas com uma camada de silicone. Os retentores
foram submetidos à vibração ultra-sônica com o aparelho ENAC modelo EO-5 na sua potência máxima e, após a remoção, foi realizada uma avaliação a olho nu e outra com o microscópio clínico nos aumentos de 5, 8, 12,5 e 20 vezes.
Resultados: Os resultados mostraram que nenhuma superfície dentinária apresentou linhas de fissura, trincas ou outros danos, e que o tempo médio para remoção dos retentores foi de 13,25 minutos.
Conclusão: O ultra-som demonstrou ser um aparelho eficaz e seguro para a remoção de retentores intra-radiculares.

Termos de indexação: ultra-som; técnica para retentor intra-radicular; fissuras dentárias.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637