Nivaldo André ZÖLLNER
Maria Carolina Alves FERREIRA
Pedro Luiz de CARVALHO
Durval RODRIGUES JUNIOR
Rosana Giovanni Pires CLEMENTE
João Marcelo Ferreira de MEDEIROS
Resumo
Objetivos: Comparar através de microscopia eletrônica de varredura, a ação das substâncias químicas utilizadas na irrigação final, com vistas à remoção da camada residual de magma dentinário.
Métodos: Foram selecionados 20 dentes caninos superiores humanos extraídos, os quais foram divididos em quatro grupos, a saber: G1 (grupo controle) tergensol, G2 (grupo experimental) EDTA-T 17 %, G3 (grupo experimental) ácido cítrico a 10% e G4 (grupo experimental) ácido fosfórico a 37% em gel. Findo o preparo químico cirúrgico dos canais radiculares e irrigação final com as quatro substâncias, os referidos dentes foram submetidos à avaliação em microscópio eletrônico de varredura.
Resultados: Os resultados evidenciaram que a solução de EDTA-T 17 % mostrou-se mais eficaz na remoção do magma dentinário quando comparada com o tergensol (p0,01) e o ácido fosfórico (p0,01), todavia com resultados semelhantes entre o EDTA-T e o ácido nítrico. No que respeita o ácido cítrico a 10% e o ácido fosfórico 37% ambos tiveram desempenhos quanto à remoção da camada residual de magma, porém, este último não apresentou diferença de resultado em relação ao EDTA-T a 17%.
Conclusão: O tergensol foi ineficiente na remoção da camada residual de magma, principalmente nas áreas onde não ocorreu ação dos instrumentos na parede do canal.
Termos de indexação: camada de esfregaço; irrigantes do canal radicular; microscopia eletrônica.
Texto completo:
PDF