English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 55, N° 4 (2007)

open journal systems


Levantamento epidemiológico de cárie dentária – Barão Geraldo – Campinas – SP

Carlos Eduardo Reis de SOUZA
Danielle Ferreira PAMPLONA
Lausemir GONÇALVES
Maria Joseci Lima Cavalcante VALE
Maria Amélia Jorge WASSALL
Patrícia BOARETTO
Poliana Poian Souza PINHEIRO
Renata Reis FRONTERA
Sílvia Milena Cinel AGOSTINELI
Valdirene Orsi ESTEVES
Luciane Penatti ZANIN
Flávia Martão FLÓRIO



Resumo

Objetivos: Verificar a prevalência de cárie e dimensionar as necessidades de tratamento e o acesso à assistência odontológica de escolares de duas Unidades de Ensino Público.
Métodos: Foi realizado um levantamento epidemiológico transversal de Saúde Bucal em 273 escolares, de 6 a 12 anos, matriculados em duas Escolas Públicas Estaduais com características econômico-demográficas semelhantes, porém localizadas em áreas distintas, uma na área urbana e outra na área rural do distrito de Barão Geraldo, município de Campinas (São Paulo). As crianças foram examinadas por uma equipe de dez dentistas, previamente treinados e calibrados.
Resultados: Obteve-se o índice CPO-D médio igual a 0,50 (±0,99) na escola urbana e 0,75 (±1,30) na escola rural (Mann Whitney, p = 0,3311) e, para dentição decídua, o índice ceo-d médio 2,77 (±2,85) e 2,63 (±2,66), (Mann Whitney, p = 0,8920). Pode-se verificar que os componentes cariado (C, c), perdido (P, e) e obturado (O, o) apresentaram participação no índice semelhante nas escolas urbana e rural respectivamente, C = 68% e 69,3%, O = 30% e 29,33%, c = 70,03% e 69,58%, o = 28,16% e 22,81%.
Conclusão: Conclui-se que a história de cárie nas populações avaliadas foi semelhante, tendo atingido a meta da OMS para ano 2000 (CPO-D ≤ 3), entretanto, as ações desenvolvidas pela Unidade Básica de Saúde, que fornece o acesso à assistência odontológica destes escolares, têm se mostrado parcialmente eficazes, observada seja a alta prevalência do componente cariado.
Termos de indexação: cárie dentária; saúde escolar; índice CPO..


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637