English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 4 (2008)

open journal systems


Perfil epidemiológico das condições dentárias e necessidade de tratamento dos portadores de deficiência da cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil

Líbia Augusta Maciel GONDIM
Maria Cristina de ANDRADE
Shirley Suely Soares Veras MACIEL
Maria Ângela Fernandes FERREIRA



Resumo

Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico das condições dentárias e da necessidade de tratamento dos portadores de deficiência (mental, física, auditiva, visual e desvios comportamentais) matriculados em seis instituições da cidade de Caruaru, Pernambuco, no ano de 2006. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, do qual participaram 231 portadores de deficiência, independentemente de sexo e idade. Os índices utilizados foram ceo-d e CPO-D, propostos pela Organização Mundial de Saúde. Os dados foram coletados por examinador devidamente calibrado (kappa 0,836).
Resultados: A prevalência de cárie foi de 71,3%. O ceo-d médio foi de 3,00, sendo maior na faixa etária de 4 a 10 anos, comprovando-se diferenças significativas entre as faixas etárias e os componentes extraídos e obturados. O CPO-D foi de 6,77, sendo sua média e a de seus componentes maiores entre deficientes físicos. A maior necessidade de tratamento restaurador foi encontrada entre deficientes mentais.
Conclusão: A população estudada apresentou alta prevalência de cárie e o componente cariado foi o principal responsável por esses índices elevados.

Termos de indexação: cárie dentária; pessoas com deficiência; epidemiologia.



Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637