English Espaol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 57, N° 2 (2009)

open journal systems


Falhas de fundição nas infraestruturas de próteses ferulizadas sobre implantes: ensaio in vitro / Casting failures in denture structures with ferrule attachment to implants: an in vitro test

Maria Cristina PEDRAZINI
Thomaz WASSALL



Resumo

Objetivo: Avaliar, por meio de análise metalográfica, a qualidade de dois processos de fundição em dois metais utilizados rotineiramente em próteses ferulizadas sobre implantes. Métodos: Uma base de alumínio foi usinada para que, sobre ela, fossem esculpidos os padrões de cera de oito barras, tipo protocolo, com 3 mm de diâmetro e 6 cm de extensão. Foram fundidas quatro barras de Titânio com a técnica do arco voltaico e quatro em liga de Cobalto-Cromo pela técnica de gás e ar por meio de maçarico. As oito barras finalizadas foram cortadas, incluídas em resina para análise metalográfica e passaram a ser chamadas de corpo de prova. Foram analisadas macrograficamente, a olho nu, e micrograficamente, em aumento de 100X, com o uso de microscopia eletrônica. Resultados: O resultado da análise mostrou que as quatro peças fundidas em titânio com o uso do arco voltaico apresentaram defeitos como: vazios, trincas, porosidades e escórias. As quatro barras fundidas em Cobalto-Cromo, pela técnica de gás e ar, mostraram-se satisfatórias, mesmo com a presença de microestrutura dendrítica. Conclusão: A falta de qualidade, observada na fundição do Titânio, seja devida tanto a uma baixa curva de aprendizagem dos técnicos como a possíveis defeitos nos equipamentos utilizados.

Termos de indexação: porosidade; titânio; plasma; técnica de fundição odontológica.


Abstract

Objective: To use metallographic analysis to evaluate the quality of Co-Cr and Ti CP alloy casting processes routinely used in dentures with ferrule attachment to implants. Methods: An aluminum base simulating a mandible was machined, onto which prototype wax patterns were sculped, consisting of eight bars, measuring 3 mm in diameter with an extension of 6 cm. Four Ti bars were cast by the voltaic arch technique and four of Co-Cr alloy by the gas and air technique using a blowtorch. The eight finished bars were cut, embedded in resin for metallographic analysis, and were then called test specimens (TS). They were analyzed by the naked eye and macrographically at 100 X magnification using electronic microscopy. Results: The analysis result showed that the four titanium castings with the use of voltaic arch presented defects such as voids, cracks, porosities and slags. The four bars cast with Co-Cr by the gas and air technique using the blowtorch were shown to be satisfactory, even with the presence of dendritic microstructure. Conclusion: It was concluded that the lack of quality observed in these laboratory processes is due to both the low learning curve of the technicians and possible defects in the equipment used.

Indexing terms: porosity; titanium; plasma; dental casting technique.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar | Acesso