English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 3 (2008)

open journal systems


Influência da retificação manual na força de destorque de parafusos protéticos em estruturas implanto-retidas

Luis Gustavo Dias DAROZ
Ana Carolina Masarolo MACHADO
Wagner Sotero FRAGOSO
Guilherme Elias Pessanha HENRIQUES
Mauro Antônio de Arruda NÓBILO
Marcelo Ferraz MESQUITA



Resumo

Objetivo: Avaliar a força de destorque de parafusos protéticos antes e após o procedimento de retificação da base de assentamento dos
parafusos protéticos às infra-estruturas.
Métodos: A partir de matriz metálica contendo três réplicas de pilares cônicos (Micro-Unit; Conexão) dispostos 10mm de centro a centro,
foram confeccionadas dez estruturas múltiplas fundidas em monobloco de titânio. As estruturas múltiplas fundidas foram apertadas sobre os pilares da matriz metálica com torque de 10Ncm. A seqüência de parafusamento deu-se do pilar central para os distais. A força (Ncm) necessária para o destorque foi avaliada utilizando-se torquímetro digital (TQ3000; Lutron, Taipei, Taiwan). Esse procedimento foi conduzido antes e após a retificação da base de assentamento dos parafusos protéticos, por meio do uso de ponta retificadora manual (Conexão Sistemas de Prótese, São Paulo, Brasil). Foram calculados os valores médios de destorque para cada estrutura, antes e após a retificação. Teste t para amostras pareadas foi utilizado para comparação das situações avaliadas.
Resultados: Observou-se diferença significativa entre o valor médio de força de destorque dos parafusos protéticos antes (5,78±1,03Ncm)
e após (7,06±0,62Ncm) os procedimentos de retificação (p<0,01).
Conclusão: O processo de retificação da base de assentamento aumentou significativamente os valores da força necessária para o destorque dos parafusos protéticos das estruturas múltiplas implanto-retidas fundidas.

Termos de indexação: implantes dentários; prótese dentária; titânio.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637