English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 55, N° 2 (2007)

open journal systems


Influência da marcação do ponto S por dois métodos sobre o traçado cefalométrico Padrão USP

Lawrenne Ide KOHATSU
Luis Cesar de MORAES
Edmundo MEDICI FILHO
Julio Cezar de Melo CASTILHO
Mari Eli Leonelli de MORAES
Ivan BALDUCCI



Resumo

Objetivos: Verificar a influência da marcação do ponto S, devido a imprecisão na sua reprodutibilidade, por dois métodos, sobre o traçado cefalométrico padrão USP, comparando os resultados das medidas angulares SNA, SNB e SNGn com os ângulos StNA, StNB e StNGn.
Métodos: Cento e trinta e cinco radiografias cefalométricas em norma lateral, reproduzindo cada método três vezes em cada radiografia e obtendo sua média. Resultados: Os valores angulares obtidos com as medições dos dois diferentes métodos apresentaram índices de precisão próximos, sem diferença estatisticamente significantes. Os valores dos coeficientes de variação situaram-se entre 4,5% a 5,6%. Uma comparação foi efetuada entre os valores de desvio padrão por meio do teste de coeficiente de correlação linear de Pearson (r /p-valor) para a medida SNA: -0,019 /0,830; SNB: 0,010 /0,911; SNGn: 0,092 /0,286.
Conclusão: Com base na análise estatística dos dados obtidos, concluímos que não houve diferença significante na reprodutibilidade das medidas angulares entre os métodos quando realizado por um único observador.

Termos de Indexação: cefalometria; radiografia; reprodutibilidade dos resultados.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637