English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 1 (2008)

open journal systems


Agenesias dentais em fissurados do Centro Pró-Sorriso - Universidade José do Rosário Vellano

Leandro Carnevalli FRANCO DE CARVALHO
Orivaldo TAVANO



Resumo

Objetivos: Determinar e analisar através de radiografias a incidência de anomalias dentais em pacientes portadores de fissura de lábio e/ou palato do Centro Pró-Sorriso da Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas, Minas Gerais.
Métodos: Radiografias periapicais e panorâmicas de 172 pacientes portadores de fissura de lábio e/ou palato, unilateral ou bilateral, completa e incompleta, na faixa etária de zero a 15 anos de idade, atendidos no Centro Pró-Sorriso, Universidade José do Rosário Vellano.
Resultados: Noventa e oito (57,0%) apresentaram fissuras de lábio, alvéolo e palato; 32 (18,6%) apresentaram fissuras de lábio e alvéolo, 28 (16,3%) fissuras de palato e 14 (8,1%) fissuras de lábio. O gênero masculino predominou em todos os tipos de fissuras, exceto nas fissuras de lábio do lado direito e de palato em que predominou o gênero feminino. Na relação entre etnia e o tipo de fissura não houve diferença significativa (X2= 4,28), sem considerar o lado de incidência. As maiores incidências de fissuras de lábio, alvéolo e palato, 47 (27,35%) foram do lado esquerdo, 31 (18,0%) bilaterais e 20 (11,6%) do lado direito. No grupo de fissuras de lábio e alvéolo 17 (9,9%) eram do lado esquerdo, 11 (6,4%) do lado direito e 4 (2,3%) bilateral. No grupo de fissuras de lábio 11 (6,4%) eram do lado esquerdo e 3 (1,7%) do lado direito.
Conclusão: A incidência de fissuras de lábio, alvéolo e palato foram significativamente maior que a dos demais tipos de fissuras e o lado
esquerdo prevaleceu sobre o lado direito e a modalidade bilateral. Foram encontradas 60,9% de agenesias dentais.
Termos de indexação: anodontia; fissura palatina; radiografia dentária.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637