English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 4 (2008)

open journal systems


Concentração salivar de flúor em pré-escolares após escovação dentária com dentifrício de concentração padrão e baixa de flúor, empregando a técnica transversal de colocação do produto na escova: estudo piloto

Fabiana Jandre MELO
Cássia Cilene DEZAN
Alberto Carlos Botazzo DELBEM
Karen Barros Parron FERNANDES
Patrícia da Silva Lopes NAVARRO
Linda WANG



Resumo

Objetivo: Investigar a concentração salivar de flúor em pré-escolares após a escovação dentária com dentifrício de concentração padrão (1100ppmF/NaF) e baixa (500ppmF/NaF) de flúor, empregando a técnica transversal de colocação do produto na escova.
Métodos: Participaram do estudo oito crianças, de ambos os sexos, com idade variando entre 4 anos e 9 meses e 5 anos e 6 meses. O experimento foi dividido em duas fases com intervalo semanal. Na primeira a criança utilizou, por uma semana, o dentifrício de concentração padrão, e na segunda, o de baixa concentração. As amostras foram coletadas ao final de cada fase experimental nos seguintes tempos: antes da escovação, imediatamente após e depois de 15, 30 e 45 minutos. Os teores de flúor foram analisados por meio da técnica de microdifusão. A análise estatística foi feita pela análise de variância ANOVA e pelo teste t de Student (p<0,05).
Resultados: A concentração salivar de flúor foi significativamente maior, em todos os tempos, quando se utilizou o produto de concentração padrão. A comparação entre a concentração do halogênio encontrada antes da escovação e imediatamente depois mostra que no dentifrício padrão houve um aumento de 6,8 vezes (0,19 x 1,29µgF/ml) e, no de baixa concentração, 20,5 (0,02 x 0,41µgF/ml).
Conclusão: A escovação dentária com ambos os produtos promove aumentos relevantes na concentração salivar de flúor, porém estudos longitudinais são necessários para verificar o resultado clínico desta medida.

Termos de Indexação: dentifrícios; flúor; saliva; pré-escolar.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637