English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 3 (2008)

open journal systems


Sáúde bucal do idoso institucionalizado em dois asilos de Passo Fundo - RS

Soluete Oliveira da SILVA
Micheline Sandini TRENTIN
Maria Salete Sandini LINDEN
João Paulo de CARLI
Nicolau SILVEIRA NETO
Luciele Raquel LUFT



Resumo

Objetivo: Investigar a situação de saúde bucal da população idosa dos asilos São José e Nossa Senhora da Luz, de Passo Fundo/RS.
Métodos: Realizou-se um exame clínico em 107 idosos avaliando as condições de saúde bucal no tocante a higiene bucal, doença periodontal,
edentulismo, alterações fisiológicas, infecção da mucosa por fungo Candida bem como hábito do fumo, uso de medicamentos e de próteses dessa população. Os dados obtidos foram submetidos ao teste estatístico qui-quadrado a 5% de significância.
Resultados: Os 107 pacientes analisados possuíam idades entre 52 e 106 anos (média = 76,16, d.p.= 9,53). Dos entrevistados, 61,6% eram mulheres, com idade média de 78 anos. Ainda, 26,2% da amostra era composta por fumantes e, destes, 67,8% eram do sexo masculino. Dos pacientes que faziam uso de medicação (81,3%), a maioria utilizava cardiovasculares (53,3%) e benzodiazepínicos (42,1%), ambos associados com xerostomia. A higiene bucal foi considerada precária em 87,8% dos idosos e estava relacionada com gengivite e periodontite em pacientes dentados. O edentulismo esteve presente em 68,2% dos indivíduos e, destes, 53,4% faziam uso de prótese total superior e, 30,1% de prótese total inferior. Notou-se que 41,13% dos pesquisados apresentavam algum tipo de candidíase.
Conclusão: A má higiene bucal associada ao hábito do fumo, utilização de medicamentos e uso prolongado das mesmas próteses provoca uma
degradação da saúde bucal do idoso institucionalizado, produzindo, conseqüentemente, impactos desfavoráveis na qualidade de vida.

Termos de indexação: idoso; saúde bucal; odontologia geriátrica; instituição de longa permanência para idosos.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637