Andressa Nolla de Matos FURTADO
Mário VEDOVELLO FILHO
Resumo
Objetivo: Associar o período do aleitamento materno, a instalação dos hábitos de sucção não nutritivos e a ocorrência de maloclusões na dentição decídua.
Métodos: Foram examinadas 146 crianças entre três e seis anos de idade, pertencentes a duas escolas filantrópicas, localizadas no município de Tubarão, Santa Catarina. Mediante formulário direcionado aos pais, foram coletadas informações sobre o período de aleitamento e a presença de hábitos de sucção não nutritivos.
Resultados: A proporção das crianças que eram amamentadas por período de seis meses ou mais e não tinham hábitos de sucção, foi significativamente maior (p<0,0001) do que a proporção de crianças com hábitos de sucção não nutritivos por períodos de até três anos; a ausência de maloclusão nas crianças que receberam aleitamento materno por seis meses ou mais foi maior do que nas crianças com menor período de aleitamento materno (p=0,0003). Conclusão: O período de aleitamento materno afetou diretamente a instalação dos hábitos de sucção não nutritivos, pois a duração desses hábitos apresentou uma relação direta com a presença de maloclusão; a duração do aleitamento materno afetou também a presença de maloclusão; todos os indicadores de maloclusão sofreram influência dos hábitos de sucção não nutritivos. Observou-se que quanto maior o tempo de manutenção do hábito, maior a proporção de crianças em Classe II, presença de mordida cruzada posterior, mordida aberta e sobressaliência.
Termos de indexação: aleitamento materno; hábitos; dentição decídua.
Texto completo:
PDF